Como armazenar cupcakes

84

armazenamentoCupcakes são deliciosos quando consumidos assim que ficam prontos, bem fresquinhos. Porém, existem ocasiões em que temos que guardá-los para depois.

Se você estiver fazendo cupcakes demais ou está se programando para alguma encomenda grande, há alguns cuidados que você deve tomar para ter um produto seguro para consumo e com uma boa qualidade.

Separamos algumas dicas para você ter e manter cupcakes gostosos por mais tempo.

  • Deixe os cupcakes esfriarem completamente antes de guardá-los para evitar aquela "umidade" no topo. Cerca de 30 minutos devem bastar;
  • Mantenha os cupcakes longe da luz direta, calor e umidade;
  • Embale cupcakes em um saco ou coloque-os em um tupperware. Se consumido em até 2 ou 3 dias, guarde-os em temperatura ambiente;
  • Não os guarde na geladeira se tiverem pasta americana, ela tende a escorrer e ficar grudenta;
  • Em ambientes muito quentes, coloque cupcakes com buttercream/chantilly dentro de um depósito na geladeira;
  • Ao retirar da geladeira, aguardar alguns minutos para consumi-lo. O ideal é um período de 30 minutos;
  • Decore cupcakes com cobertura "fofa" somente no dia que forem servidos.

É possível congelar cupcakes, mas este assunto fica para a próxima, depois que eu fizer alguns testes aqui.

84 COMENTÁRIOS

  1. Doce Blog, boa tarde. Então, tô começando agora a fazer meus cupcakes e tenho me saído muito bem, porém só faço pro pessoal de casa só por brincadeira.... A questão é que vou ter uma feira na faculdade e me pediram pra levar meus quitutes (que minha vó faz salgados e eu vendo lá) aí pensei em levar meus cupcakes também, porém não tenho onde armazená-los em geladeira na feira. O que eu posso fazer???

  2. Olá, moro no Maranhão e aqui é mt quente, as coberturas de chantily e de butter cream derretem todas fora da geladeira e dentro da geladeira os bolinhos ficam duros.Você deu a alternativa de colocar em tupeware's, mas no caso de fazer muitos pra festas que tipo de cobertura bonita e que guente esse calor vcs recomendam?

    • Olá, @241a5800bb056370c274301535543072:disqus (e conterrânea), moro em São Luís e sei muito bem do que você fala.
      Para evitar a geladeira, eu faço todos os bolinhos e armazeno em potes, deixando para decorar no último minuto.

    • Não acredito!!!Eu moro em Imperatriz!Vc tem alguma loja?Daí quando estivesse em São Luís poderia provar suas receitas feitas por vc mesma. As fotos são belíssimas seu blog é muito bacana...Parabéns!!!

    • Eu não tenho loja, @241a5800bb056370c274301535543072:disqus, mas quando estiver por aqui, talvez possamos trocar figurinhas. Eu faço cupcakes mais para comer mesmo eheheh

    • olá, vc já tentou fazer o glacê? é muito simples de fazer,
      vc coloca meio pacote de gordura hidrogenada, 1 lata de leite condensado, e suco de 1 limão e bata tudo na batedeira até ficar homogênea, se não gostar de limão pode usar outros sabores de essência.

  3. Olá !

    Eu faço cupcakes para vender, mais sempre faço e vendo no mesmo dia nunca armazenei eles, porém recebi uma encomenda para um aniversario iria fazer eles e armazenar para no dia do aniversario recheá-los, oque devo fazer ?

  4. Olá, sabado pe o aniversário de minha fllha, fiz o s cupcakes já, vou colocar a cobertra no dia, mas quanto ao recheio, posso rechear já e colocar a cobertura só no dia ? o recheio será doce de leite com pedacinhos de pessego de lata

    • Gabriela, como leva fruta é bom deixar só para mais perto da data, como no dia anterior ou no próprio dia do evento (se der tempo).

    • Mantenha-os dentro de um depósito fechado, até uma caixa de papelão serve, em um ambiente fresco pois o calor pode derreter a cobertura.

  5. Olá.
    Vou fazer cupcakes pra.minha cunhada um dia antes da festa. Vou decorá-lo com chantilly de caixa pronta e com morangos de pasta americana e recheio de goiabada. Gostaria de saber como ela faz pra conserva-los até o outro dia sem derreter o chantilly e tb se colocar emusificante no chantilly ajudará a conserva-lo por mais tempo. Aguardi.

    • Rosy, eu acho que o chantilly vai ser preciso botar só na hora de servir e guardar na geladeira até lá. Tente ver glacê real ou o buttercream.

  6. O buttercream eu posso colocar na véspera? O glacê real também? Mas o glacê real não é aquele que decora biscoitos? Serve pra colocar no cupcake ? Não fica duro igual no biscoito,?

    • O buttercream pode colocar de véspera, mas o glacê real vai ficar que nem pedra de um dia pro outro. Eu uso ele somente quando vou consumir logo.

  7. Oi o niver d meu filho será dia 8/11, vc acha q posso fazer 2 dias antes,colocar no freezer coberto cm plastico filme e colocar a cobertura e recheio de doce d leite na noite anterior ?

  8. Oi Tudo bem? Gostei mto do blog. comento q o niver da minha pequena será 28/11. vou fazer os cupcakes no dia mesmo e depois de frio rechealos com chatilly estabilizado. Minha pergunta é: faço tudo pela manha e a festa sera as 19hs. da para comer daqui pra lá sem problemas? ñ quero coloca-los na geladeira ja q dizem q perde o sabor ou a massa fica dura.

    Obrigada!!

  9. Olá, boa noite!Estou com uma dúvida cruel de como armazenar meus cupcakes... Fiz eles agora a noite pra levar para a escola do meu filho amanhã no aniversário dele. O recheio deles é doce de leite e a cobertura de brigadeiro. Será que posso deixar fora da geladeira até amanhã de manhã??

  10. Oi Angel!
    Bom, já tenho ingredientes e Utensílios para iniciar, estive pensando em fazer em casa e sair na rua vendendo (cabeleleiros, padarias, casas e pessoas na rua), seria bom para divulgar. O ideal pelo que vi, seria Buttercream que fica mais consistente e não derrete muito rápido ou tem outros (chantilly, ganache, brigadeiro)?. Enfim, me ajude: Onde armazenar (térmica, isopor ...), por quanto tempo de consumo e com recheio dentro? Obrigado pela ajuda e se tiver mais alguma sugestão, por favor, me indique, sera muito bem vinda.

    Beijoooos

    • Vanessa, aqui no blog tem tudo isso. Use a busca lá em cima e vá procurando por: armazenamento, transporte, duração, validade, etc.

  11. Angel,
    Uma dúvida, tenho uma forma para 12 cupcakes e uma forma para mini cupcakes com 24.
    Se eu precisar fazer 30 cupcakes tamanho padrão, como faço? A massa "aguenta" esperar cerca de 25 minutos para uma nova fornada? Tem algum procedimento que seja necessário fazer? tipo cobrir a massa com pano de prato, essas coisas?
    Bjs.

    • Marcia, já deixei a massa até 2 horas esperando e assou normalmente, viu?
      Acho que cobrir com um pano de prato e deixar num local fresco é o suficiente.

  12. Em primeiro, adorei muito o site de vocês, eu estou pensando em fazer os Cupcakes para colocar no restaurante da minha mãe, gostaria de saber como eu deveria armazenar no restaurante, em geladeira ou em local fresco e quantos dias durariam, qual seria o prazo de validade.

    • Olha, durante o expediente, em lugar fresco. E à noite manter refrigerado. Para venda, eu manteria por no máximo 2 ou 3 dias.

  13. Olá,
    Estou começando meu negócio agora. Até agora tem ido tudo bem, só uma dúvida que me pressiona, pessoal...
    Comprei um Isopor bem grande para armazenamento. Aliás, grande não, comprido e grande. A largura dele eu achei bem interessante. A minha dúvida é, como se trata de um material mais conservador por quanto tempo devo esperar esfriá-los e outras dicas que, quem sabe, ainda não passou pela minha cabeça de perguntar.

    Agradeço, galera !

    Ps.: O blog é ótimo! Parabéns!

  14. Olá
    Estou começando a fazer cupcakes agora e nesse fim de semana irei fazer 50 para o aniversário do meu namorado. Eu devo preparar 1 dia antes e deixar fora da geladeira e botar a cobertura no dia ou devo preparar 1 dia antes mais deixa los na geladeira ? Tenho medo dos cupcakes ficarem na geladeira e ficarem muito duros.

    bjjs

  15. Boa tarde! Estou com uma grande dúvida... Vou fazer o niver do meu sobrinho no sábado e os cupcakes na sexta, mas a cobertura será de pasta Américana (personagens) estou na dúvida como devo fazer o armazenamento. Grata

    • Pasta americana vai ser o mínimo dos seus problemas, Cláudia. Você pode deixar em ambiente ventilado e seco. Se deixar na geladeira ela fica aquela meleca.
      Como é de um dia pro outro, não tem problema de estragar nada.

  16. Olá! Seu site é excelente! obrigada por compartilhar tantas informações!
    Agradeceria se pudesse me ajudar...tenho uma encomenda para 1000 (mil) cupcakes e faço tudo sozinha...creio que o recheio seria a base de brigadeiro e a cobertura de ganache... por 1 mês a massa dos bolos assados aguentaria bem no freezer? Eu os embalo em sacos? e quanto tempo antes a ganache a o brigadeiro aguentam refrigerados? Obrigada desde já

    • Olha, Mariana, a massa pronta aguenta um bom tempo, mas eu não os congelaria recheados. É importante deixar o saco bem fechado para não entrar ar e criar aqueles cristais de gelo.
      Quanto a ganache, pesquisei aqui e vi que se fechada corretamente, pode durar até 4 semanas na geladeira ou 3 meses no freezer.

  17. OI tudo bem?
    gostaria de saber se eu posso fazer o chantilly na sexta feira ate domingo na geladeira? pq a festa é so na sexta feira a noite?

    Adoreii o seu blog esta de parabens to aprendendo muita coisa. bjoss

    • O problema é que o glacê seca e não tem como deixar ele mole de novo. Se você fizer ele pela manhã, de tarde já tem as casquinhas. Mas depois de seco, guarde no saquinho por muuuuito tempo mesmo! Quem vai determinar a validade aqui é a massa. Já vi algumas que duram de 2 a 4 semanas.

  18. Oi, se for a cobertura de marshmallow caseiro com clara de ovo e açúcar, quantos dias posso armazenar o cupcake na geladeira e também fora?

  19. oi o aneversário da minha filha e no domingo posso fazer a massa um dia antes e armazenar fora da geladeira e o recheio e chantilly no outro dia pela manha

  20. Oi amei seu blog. Tenho uma duvida vou fazer os cupcakes de doce de leite da festa da minha sobrinha a festa é no domingo posso deixar os cupcakes prontos na sexta feira?

  21. Vou contar um pouco do que eu tenho de experiência, deixando CLARO que cada um é cada um, que cada região é diferente, OK?
    Meus cupcakes TODOS duram 5 dias fora da geladeira e ate duas semanas dentro da geladeira COBERTOS!
    Eu nao uso buttercream, pq na minha região, NGM gosta de butter, somente chantily! e aquele chantily com leite ninho ok? que fica muito firme, nao derrete com calor de jeito nenhum.

    Eu faço todos os domingos para uma lanchonete colocar na vitrine e vender durante a semana.
    Dou todas as orientações : NÃO DEIXE MOLHAR, NÃO COLOQUE NA VITRINE ÚMIDA, se ver que ta passando de 4 dias pra vender, dá pra alguém, faz promoção, me devolve, MAS NÃO ME VENDA UM bolinho estragado.

    Todos são recheados com brigadeiro, que dura muito muito muito tempo.
    Logicamente, que ele fica 100x mais gostoso se comer no dia ou no maximo dia seguinte. Mas não da pra eu ligar o forno todo dia ainda, nao tenho uma quantidade de encomendas que compense isso.

  22. Pretendo fazer e vender nas portas das casas sai vendendo,mas cm posso fazer para transportar e Conserva-lo se acaso eu for decorar cm pasta, chantily ou outra decoração devido a temperatura?

  23. Olá, preciso de uma ajuda.
    Tenho um chá de bebê num domingo onde fiquei de fazer 50 cupcakes pra levar, só que surgiu um imprevisto e terei que viajar no sábado e domingo, será que consigo fazer na sexta feira com cobertura de chantilly para ser consumido no domingo? Tem alguma alternativa?
    Espero que sim, pois não quero deixar essa amiga na mão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here