Receita básica de cupcake

86
705
views

Todo mundo tem - ou deveria ter - uma receita básica de bolo. E pode ser ela mesma que você pode usar nos seus cupcakes.

A partir dela, você pode ir criando, adicionando chocolate, frutas, recheio. Então, trouxe esta que a minha família faz há muitos anos e é sempre certeza de sucesso. Para fazer variações, basta remover a baunilha e personalizar à vontade.

Cozimento: 

Total: 

Porções: 10

Ingredientes
  • ½ xícara de manteiga sem sal
  • ½ xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1½ xícara de farinha de trigo
  • 5 colheres (chá) de leite
  • ½ colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
Instruções
  1. Pre-aqueça o forno em 180°.
  2. Bata o açúcar com a manteiga até ficar uma mistura fofa e clara.
  3. Adicione os ovos um a um em velocidade baixa.
  4. Misture o leite (com a essência de baunilha) alternando com o trigo (com o fermento).
  5. Despeje nas forminhas e leve ao forno por aproximadamente 15-20 minutos.
Observações
Para um bolo ainda mais fofinho, você pode acrescentar só a gemas no começo e bater as claras em neve e adicioná-las só no fim.

Para ter certeza de que os bolinhos vão ficar com o mesmo tamanho, eu despejo a massa usando aquelas colheres medidoras - a de 1/4 de xícara é perfeita.

86 COMENTÁRIOS

  1. Olá
    Amei este blog, vou testar todas as receitas, amo e assisto A Guerra dos Cupcakes e gostaria de ver mais receitas aqui, como os de framboesa, mirtillo e tb queria sugerir pra vcs do blog pesquisarem a receita q vi em um desafio do programa em q os participantes deveriam fazer cupcakes c/ água c/ gás, parece q ficou ótimo, os jurados puper elogiaram e eu fiquei morrendo de vontade e experimentar mas nunca achei uma receita, será q é só substituir o leite por este componente?
    Maria

    • Oi. Tenho a mao muito ruim pra fazer todoa os bolos.. eles ficam solados, ou o fermento nao mistura direito.. enfim... mas vou tentar sua receita. So tenho uma divida.. qual acucar vc usa? O refinado?
      Obrigada

    • Olá, Maria essa receita de cupcake vc poderá colocar mirtilio, framboesa ou gotas de chocolate fica ótima.
      Bolo Vitoria
      200g de manteiga
      200g de açúcar
      200g de Farinha de Trigo
      4 ovos
      1 colher de Fermento em pó
      Modo De Fazer:
      Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até adquirir um consistência fofa e de cor clara adicione um por um os ovos batendo bem a cada adição em velocidade média. Depois de misturar bem acrescente a farinha batendo em velocidade baixa misture o fermento. Reserve. Prepare a forma de cupcakes com as forminhas de papel e preenchas e vá colocando os mirtilios/framboesa/ gotas de chocolate/ doce de leite . Leve ao forno a 180ª graus por 17 ou 20 min.
      Vc vai amar essa massa amanteigada. Bjs.

    • É a mesma receita que está no post, Anoellen 🙂
      Sei porque a da minha mãe também está assim, em gramas. Só que a dela era de 500 gramas e 10 ovos.

    • Para fazer 20 basta dobrar toda a receita? Desculpe a pergunta boba mas tenho medo de colocar por exemplo 2 colheres de fermento e crescerem de mais, será meus primeiros cupcakes rs vou mandar para a escola, por isso minha dúvida. Obrigada

  2. Olha pessoal,amo esse blog..., fiz o cupcake de cenoura e rechiei com brigadeiro e cobri com calda de chocolate huuuuuuuuu imagine ficou muiiito bom.Gente ainda criei um cupcake de abobora e de beterraba, a molecada adoraram,nem imaginaram do que era feito

    • Luciene estou pensando em começar a fazer pra vender,para amigos ....Voce poderia me ajudar m relação a valores?Obrigado desde ja...e ótimas vendas pra ti.

    • Acho bom você tentar comentar de novo (usando o botão responder). Tivemos um problema no email e ela pode não ter recebido a notificação de comentário.

  3. Bom dia!!!! Não tenho palavras para agradecer, foi a primeira receita de cupcakes que fiz que deu certo... repeti quatro vezes e ficaram lindosssss 😉 Obrigada por compartilhar de suas habilidades, as medidas, as dicas tudo foi precioso para o sucesso da minha receita. Que Deus lhe Honre por sua bondade! Beijos.

  4. Oi, adorei essa receita mais ainda nao fiz. Gostaria de saber quantos cupcakes dão nessa receita e qual o Nº da forminha que voce uso?
    Obrigada 🙂

  5. Oi angel, fiz a receita ontem mais nao deu muito certo pq a massa ficou seca e dura, porem ficou muito gostosa. Nao sei onde errei..mas pode ter sido na hora do cozimento? Eu fiz na forma nº1 e deixei 20 minutos na temperatura de 180-220ºC

  6. É ... Realmente cozinharam demais ! Acabei de fazer novamente numa temperatura menor (120-180ºC) e deu certo !! Eles ficaram fofinhos e lindinhos !! hahah 🙂 Adorei essa receita !!

  7. Sou péssima na cozinha mas estava com muita vontade de experimentar o tal do cupcake que resolvi testar essa receitinha básica. Minha dúvida: A massa fica "bem firme" mesmo??? Porque tive muita dificuldade de distribuir a massa nas forminhas. Aí ficaram com tamanhos diferentes. Depois de assado fiquei triste porque esperava um cupcake fofinho e não ficou. Achei muito doce também.

    • Andreia, a massa não fica muito doce não (é só meia xícara de açúcar), pelo contrário... Mas ela fica sim um pouco mais consistente que as massas comuns.

  8. Oi Angel, amei essa receita, só que pra mim dá pra fazer 10 cupcakes. O que eu poderia aumentar um pouquinho para que completasse 12 ?
    Estou começando agora meu negócio de cupcakes, por isso a pergunta.
    Muito obrigada

    • Eu revi a receita, realmente ele só rende 10 cupcakes. Tente trocar a medida de leite por 1/4 de xícara de buttermilk.

  9. Amo tuudo sobre cupcake. Assisto todos os programas relacionados e estou iniciando um negócio nesse ramo, já trabalhava com bolos e à pedidos das clientes passei a fazer os cupcakes com o tema igual aos dos bolos; essa receita é ótima, e, as dicas do blog tbm, obrigada por compartilhar tantas coisas boas. Bjs!!

  10. Ooi
    eu testei essa receita e deu super certo ^^
    mais eu queria fazer um cupcake de chocolate
    queria sabe se tem como acrescenta chocolate em pó nessa receita ?

  11. Olá, estou amando seu blog, ah somos xará de nome e sobre nome, comprei a máquina de cupcakes e estou começando a comercializar com amigos e nas escolas como lanche, tenh certeza que dará certo, sempre quis tero que era meu, e só agora me encaixei numa coisa legal.
    Obrigada viu Angel

  12. Acabei de fazer meus primeiros cupcakes com essa sua receita... fica realmente muito gostosa, o gosto da manteiga bem destacado, não muito doce, enfim, perfeita... fiz tudo conforme indicado, troquei o leite pelo buttermilk, (e realmente parece tão pouco...) e também bati as claras em neve, incorporando-as no final... como ainda não tenho habilidade para preencher as forminhas, renderam apenas 9, heheh, mas agora já sei q devo triplicar a receita para as minhas formas... só achei q ficaram meio branquinhos, mas não tenho como saber a exata temperatura do meu forno pq é de fogão de 6 bocas beeeeeeem antigo, daí eu sempre assei os outros bolos em fogo alto, mas pelo tempo indicado ficaram pálidos, porém assados, testei com o palito... será q o forno elétrico é melhor para isso? eu não tenho, mas posso por na minha lista de prioridades de aquisições, depois da batedeira, (se eu não for a sortuda de ganhar a do sorteio, é claro, kkkkkk) queria saber se posso armazenar, como e por quanto tempo, o buttermilk e o buttercream de chocolate, pq sobrou bastante pra essa receita q rendeu poucos cupcakes... se eu deixar as crianças comem o buttercream de colher, hahaha...

    beijos angel e muito obrigada mesmo, que Deus te dê em dobro toda essa bondade e generosidade para com todas nós...

  13. De todos os sites que já pesquisei ,este é sem dúvida o melhor,muito bem elaborado ,simples e direto,em breve enviarei minhas fotos e desde já agradeço ao apoio que vem dado a nos !!!!

    • Obrigada pelo retorno! Como eu nunca tinha feito cupcake antes resolvi seguir a receita à risca. Na próxima vez vou tentar a mudança de farinha e volto pra dizer se dá certo.

      Achei a massa muito boa! A única coisa que aconteceu é que sobrou massa pra mais um ou dois cupcakes, mas eu ganhei a forma e ela já veio com as forminhas, então não faço idéia do tamanho delas.

      Taí a prova do crime. Obrigada por compartilhar a receita. =)

    • Giselle, será que não é da marca da forminha? Eu nunca tive esse problema; eu ponho na geladeira, no freezer e elas estão lá, firmes e fortes!

  14. Ola Angel,

    adoro seu blog, estou sempre por aqui, ja testei algumas coberturas e recheios, agora (agora mesmo, acabou de sair do forno kk) eu fiz essa receita, a massa ficou fofa e o sabor ótimo, porém em cima ficou durinha a massa, com aspecto de sequilhos, sabe qnd racha um pouco?
    Saberia me dizer o que aconteceu?
    Eu fiz QUASE tudo certinho, só o leite que tive que acrescentar um pouco mais porque a massa ficou muito seca e mal batia.

    Obrigada desde já

    Beijos e parabens pelo blog 🙂

    • Se deixar muito tempo, ela fica dura mesmo. Outro problema pode ser o forno muito quente. Pré-aqueça e coloque ele na menor temperatura possível, Alice.

    • Acho que o forno foi o problema então, acabei fazendo uma outra receita que eu tinha, mas tentarei essa novamente, obrigada!

      PS: fiz sua cobertura de buttercream e recheio de nutella ... ficaram ótimos (:

  15. Olá quero agradecer imensamente pela oportunidade de participar deste blog maravilhoso! Como estou engatinhando neste universo peço que me ajudem com dicas e receitas. Bjks e muito, muito obrigada!!!

  16. Olá meninas...li todos sos comentários, e experimentar esta receita alguém sabe me dizer se ela fica alta na forminha depois de pronta?Se alguém tiver uma receita boa e bonita de cupcake de chocolate agradeço de coração pois estou agora com um forno novo e acho que poderei enfim começar meu negócio..mas confesso que preciso da ajudinha de vcs grande abraço

  17. Amei a receita. Ficaram perfeitos! Os meus fiz de chocolate, acrescentei 1/2 xícara de chocolate em pó 50% e mais 2 colheres de sopa de leite de côco. Ficaram bem moreninhos e fofinhos. Uma delícia!!!!

  18. Oiee, Fiz a receita, ela eh maravilhosaaaaa a massa ficou super fofinha usei as claras em neve no final.
    Fiz um creme branco com leite, leite condensado, gema, baunilha, maisena e creme de leite que ficou divino, reservei um pouco do creme e derreti chocolate meia amargo em banho Maria e misturei o creme q reservei deixei td gelar, em uns recheei com o creme branco e de cobertura foi o creme de chocolate e em outro inverti, recheei com o creme de chocolate e a cobertura foi o creme branco. Resumidamente ficou perfeito todos adoraram! façam vão amar.... S2

  19. Olá adorei o blog! Poderia me indicar alguma marca para a forminha de papel de mini cupcakes q não desgrudem depois de assado? Desde ja agradeço.

  20. Angel, boa noite. Amei a receita e vou testar, mas vi em outro post seu que essa receita originalmente rende 60 cupcakes. Preciso entregar 200 cupcakes no próximo fim de semana para um evento na igreja. E como essa que postou só rende 10 unidades, será que você poderia postar a que tem rendimento maior?
    Agradeço desde já e parabéns pelo site lindo e pela bondade de compartilhar seus conhecimentos. Beijo grande.

    • Suzana, basta você multiplicar tudo por 20.
      2kg de manteiga, 2kg de açúcar, 40 ovos, 2kg de trigo, 1 litro de leite, 2 vidrinhos de essência de baunilha e 160g de fermento.
      Mas divida isso em umas quatro partes. Estou assumindo que você tem várias formas de cupcakes para assar pelo menos uns 24 ou 48 por vez.

  21. Nossaaaaaa, amei esse blog !!!!
    Super ajuda pra quem está iniciando um negócio ( que é o meu caso e do meu noivo )... As planilhas ajudam muito..
    Muito obrigada mesmo por toda essa ajuda..
    Bjs

  22. Oi.. a massa eh tao seca assim? Sao soh 5 colheres de cha de leite? Colher de cha eh daquelas pequenas... coloquei no forno mas achei muito dura a massa e super ruim de colocar nas forminhas de mini cupcake

  23. Oi.. a massa eh tao seca assim? Sao soh 5 colheres de cha de leite? Colher de cha eh daquelas pequenas... coloquei no forno mas achei muito dura a massa e super ruim de colocar nas forminhas de mini cupcake. Coloquei a clara no final.

  24. Bom dia, gostaria de saber se vc tem uma receita de cobertura que não usasse muito manteiga, faço cupcakes a bastante tempo, mais não aguento mais minha cobertura, gostaria de uma pra inovar, mais não gosto da sensação da gordura da manteiga na boca

  25. Boa tarde,

    Vou tentar começar um negócio em casa de cupcakes aqui em Portugal, li todo o seu blog com muito cuidado toda a noite e vou começar a fazer experiências.
    Adorei todas as ideias e curiosidades!
    Um abraço enorme daqui e obrigado!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here