Essa notícia de um lugar que centraliza a vende de doces de alta qualidade chegou ao meu email há um tempo atrás. A ideia é bem bacana e vale a pena dar uma conferida, viu?

Abaixo está uma entrevista com o idealizador da plataforma, Andreas Madau.

Quando surgiu a ideia de criar um marketplace de doces de alta qualidade?

Sempre fui um apaixonado por doces e nas minhas viagens procuro buscar as iguarias de cada lugar. Sou ítalo-brasileiro e morei muito tempo na Itália onde a cultura de valorizar os produtos genuínos dos vários territórios é praxe. Desde quando voltei ao Brasil sinto falta da valorização dos produtos de cada território a detrimento do incentivo ao uso de matérias primas de qualidade e a melhoria de procedimentos de produção que mantenham a autenticidade dos sabores.

Desta forma com o crescimento dos Marketplaces no Brasil, um dia cheguei em casa após ter comprado doces em uma confeitaria próxima da minha residência e recebo uma compra que efetuei em um dos mais conhecidos Marketplaces brasileiros.

Pensei. Será que existe um marketplace voltado somente a doces de alta qualidade? Após algumas pesquisas não encontrei nenhum marketplace voltado somente aos doces de alta qualidade no Mundo. Mesmo assim prefiro falar que este é o Primeiro Marketplace de Doces Gourmet do Brasil. Talvez, quem sabe, as minhas pesquisas não foram bem executadas. Risos.

Explique em detalhes, como funciona a plataforma tanto para quem compra quanto para que vende?

A plataforma é um Marketplace de nicho onde são disponibilizados doces por parte dos vendedores selecionados (produtos Made in Brazil ). Com base as exigências dos produtores os produtos poderão ser disponibilizados em todo o Brasil ou somente em algumas localidades. Portanto o comprador no momento de acesso a plataforma será direcionado a escolher o local de entrega para que sejam visualizados somente os produtos disponibilizados na região de pertinência.

Sendo um Marketplace, o comprador receberá o produto diretamente de cada vendedor e haverá casos (dependendo do produto) onde o comprador poderá negociar o valor do frete diretamente com o vendedor seguindo regras especificas do nosso Marketplace.

Decidimos em conjunto com os produtores de vender os produtos por meio de Kits. O kit pode ser formado por dois ou mais produtos de um sabor, ou por um mix (sortidos) de produtos presentes no portfolio do produtor. Mesmo aumentando o valor em uma compra somente, geralmente há uma diminuição por unidade e uma diluição do frete. Nós queremos direcionar os apaixonados por estes produtos e mostrar a vantagem em comprar desta forma. Com base nas nossas pesquisas os produtos na nossa plataforma já são bem competitivos.

Os produtos são divididos em departamentos. Além dos departamentos comuns como Chocolates, Doces em pote, biscoitos em breve estaremos criando o departamento de Cafés Especiais e o departamento de Food Service. O primeiro nós acreditamos fortemente no seu sucesso por ser uma das principais combinações com os doces. O Food Service é uma exigência que nasceu a partir de alguns fornecedores e na importância de disponibilizar matéria prima de qualidade para confeitarias, gelaterias e restaurantes.

Como irão divulgar o marketplace?

A primeira preocupação que tivemos foi ter uma consolidação de produtos e vendedores dentro da plataforma. Queremos mostrar logo de cara um serviço que apresente um portfolio e diferenciação de produtos que chamem a atenção do público.

Chegamos a uma fase que vamos divulgar fortemente em redes sociais e criando sinergias com os nossos parceiros e também instituições do setor.

Cite alguns dados da empresa: local da sede e unidades (se houver), número de funcionários, investimento inicial e abrangência do serviço.

A Sweet Market tem sede em São Paulo e com abrangência em todo o território nacional.

Quais são os planos para o futuro?

Temos uma visão de expansão da abrangência da plataforma, mas queremos consolidar o brand aqui no Brasil para que possamos fazer o outro passo.

Queremos que a Sweet Market seja referência no âmbito das compras online de doces e dentro de um ano será lançado novos serviços By Sweet Market que agregará um valor ainda maior ao serviço que oferecemos.

Gostaria de acrescentar algo que não tenhamos abordado?

Gostaria de frisar que apesar do escasso incentivo, temos produtos de excelência no Brasil e uma das minhas árduas missões foi buscar estes produtos. Parabenizo o esforço do Sebrae Nacional no incentivo e valorização destes produtores.

Além de termos o desejo de divulgar estas marcas (que geralmente são pequenos produtores), nós queremos divulgar a importância da territorialidade e artesanalidade das matérias primas e produtos.

Com isto, levando em conta no Brasil acontece que o consumidor dá uma grande ênfase aos produtos importados e de grandes marcas a detrimento destes produtos de alta qualidade(muitas vezes desconhecidos ao publico) , eu acredito que a Sweet Market possa mudar um pouco este paradigma e alavancar a gourmetização para uma fatia maior de pessoas.

Sweet Market – www.sweetmarket.place

Categoria:

Dicas,

Atualizado em: 2 de janeiro de 2024