Coberturas de chocolate veganas (sem leite ou lactose)


Os adeptos do veganismo, intolerantes a lactose e mais qualquer outro grupo de pessoas com restrição alimentar não precisam mais ficar de fora quando o assunto é cobertura de chocolate. Hoje temos duas receitas para você espalhar por cima do seu cupcake.

Cobertura de chocolate vegana (sem leite ou lactose)

2-Ingredient Chocolate Fudge Frosting — Oh She Glows 2014-03-31 17-06-26
Imprimir
Preparo 5 min
Total 5 min

Ingredientes

  • 3 xícaras de castanha de caju sem sal
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de açúcar demerara ou mascavo
  • 1/4 xícara de chocolate em pó

Instruções

  • Deixe as castanhas de molho de um dia para o outro.
  • Jogue tudo no liquidificador ou processador e bata até ficar homogêneo.
  • E só. 🙂
Rendimento: 12

Minha dica aqui é testar com outras alternativas, como amêndoas, avelãs (Nutella!), nozes, etc. A textura dele é mais parecido com Nutella do que com a de um buttercream. Se o açúcar demerara que você tiver aí na sua cozinha for muito grosso, bata no liquidificador antes de jogar na receita.

Cobertura de chocolate - 2 ingredientes

2-Ingredient Chocolate Fudge Frosting — Oh She Glows 2014-03-31 17-06-26
Imprimir

Ingredientes

  • 400 ml de leite de coco
  • 300 g de chocolate meio amargo (gotas ou barra)

Instruções

  • Deixe o conteúdo da garrafa leite de coco na parte mais fria da geladeira de um dia para o outro.
  • No dia seguinte, descarte a parte líquida e leve a pasta que se formou a uma panela junto com o chocolate.
  • Mexa em fogo baixo, cuidando para não queimar.
  • Leve a mistura para uma tigela e coloque na geladeira por umas 3 horas.
  • Tire da geladeira e bata até ficar bem fofo.

Ok, lembre que se for para manter o espírito vegano, preste bem atenção na origem do chocolate. O mesmo vale para os intolerantes. O único chocolate meio amargo que conheço que não tem leite ou lactose é o da Garoto da Hersheys.

Quer ganhar dinheiro nas festas juninas com estas 60 receitas? Clique aqui para saber como!

39 comentários em “Coberturas de chocolate veganas (sem leite ou lactose)”

  1. Adorei as receitas sem leite, pois tenho um filho de 3 anos alérgico a leite e à soja. Parabéns pelo blog. Virei frequentadora assídua. Beijos.

  2. Oi Angel! Só lembrando que o chocolate meio amargo da Garoto não é mais vegano. Tenho utilizado o meio amargo Sicao, que é a versão brasileira do Barry Caleibaum. Uma delicia!!! Não deixando nada a desejar para o Garoto.

    Abraços!

    • Verdade, fiquei numa tristeza só quando vi a alteração durante a copa. Tinha esquecido deste post falando sobre ele, vou atualizá-lo.

      Eu tenho usado o meio amargo da Hersheys.

      • Não sabia que o da Hersheys é vegano. Bom saber… Cheguei até a entrar em contato com a Garoto e eles disseram que houve uma pesquisa onde observaram que a consistência do chocolate ficava melhor com a adição do leite. Achei bem estranho o argumento e só me resta pensar na força da indústria laticínia, que teve seu consumo reduzido ultimamente e não quer ficar pra trás. Triste.

        • Aliás, Mariana, ele não leva leite, não verifiquei se é vegano mesmo.

          Tenho uma teoria de que estamos sendo bombardeados com leite em tudo agora (do sorvete a barrinha de cereal) e isso vai ser um tiro pela culatra para essa indústria, já que a cada dia surgem mais casos de intolerância a lactose.

          Vi o seu site e achei muito bacana!

        • Exato Angel! Também penso assim.

          Obrigado pela visita ao site! Apareça sempre! Acompanhe a página no face também. Sempre muitas dicas por lá!

          Bjão!

  3. Obrigada por compartilhar essas receitas! Meu filho de 2 anos é alérgico a ovo, e não consigo encontrar muitas alternativas para ele se alimentar melhor. Adorei as receitas (principalmente do cupcake), e irei testar uns dias antes para fazer no natal para ele. Muito obrigada mesmo! Beijos e muita luz para você =)

    • oi Gabriela,
      para substituir ovos, utilize o “ovo de linhaça”, que é a linhaça triturada. misture 1 colher de sopa da linhaça com 2 colh.sopa de água. misture e deixe por 20 minutos. soltará uma viscosidade e você pode usar para substituir o ovo em quase todas as receitas. Lembrando que 1 ovo = 1 ovo de linhaça.
      Faço para minha filha e ela come tudinho normal. Sem contar que tem muito ômega 3 na linhaça!

  4. Meninas segue uma alternativa confiável de chocolate totalmente sem leite, pois minha filha teve reação com o sicau eu só uso da marca Olvebra chocosoy Dark vende somenter de 40g. E tem a marca tradicional que vende barra de 1k e muito confiável, maquinario exclusivo, pois eles trabalham para os alergicos e intolerante ao leite experimentem !, Obrigada ANGEL estou amando este blog, Deus te abençoe

  5. Olá Boa Noite,

    Por quanto tempo “dura” a cobertura vegana, no caso de fazer uma entrega? Se tenho entrega no Sábado posso preparar o cupcake e a cobertura na 5ª a noite?

  6. Tenho mais uma pergunta,

    No caso dos chocolates veganos, eles possuem glúten? Pois também tenho essa preocupação. Nesse caso posso usar cacau em pó? Meu filho é alérgico e utilizo o da Bhering sem açúcar. Confesso que o gosto do cacau fica muito forte. O chocolate em pó seria a melhor opção?

    • Bom, aí é o caso de você verificar em cada embalagem se tem alguma contaminação com glúten ou não.
      Se o gosto fica forte, você pode ir diminuindo a quantidade ou ir adicionando aos poucos até atingir o sabor que você deseja.

      • ok.

        Bjs… Angel você não sabe como é importante ter o seu retorno. Estou começando agora, nunca fiz cupcake e quero me aventurar….Com as suas dicas não me sinto tão sozinha nesse mundo desconhecido de doces e festas…. Muitos Beijos :* :* :*

  7. Bom dia,

    a 1ª receita que leva castanha. Quando o diz colocar as castanhas de molho de um dia para o outro é colocar somente na água? ou colocar de molho com todos os ingredientes. Outra pergunta a castanha ficaria 12 horas de molho?
    Obrigada Beijos.
    Obs: o Seu Blog é Maravilhoso. Tão imprescindível quanto o meu celular… rsss

  8. gente adorei o site por favor qual marca totalmente livre de leite minha bebe é alérgica e preciso fazer a festinha dela de 1 ano precisando muito de ajuda .

    • Suponho que você esteja falando do chocolate, Priscila. Neste caso, recomendo comprar direto em alguma loja que venda produtos assim para não ter erro.
      Já vi algumas marcas mudarem de fórmula e adicionarem leite de um mês pro outro.

  9. Oi. Estas receitas estão salvando minha vida. Minha belezinha tem 3 meses e foi diagnosticada com alergia a ovo, leite e soja. Só mama no peito e como tenho anemia preciso comer pois senão não vou conseguir continuar amamentando.
    Comecei fazendo o “queijo” de aipim e a família toda gostou. Vou fazer outras e volto para contar como ficou….tô adorando

    • Que bom que tá dando certo, Jo. Os meus tb tiveram alergia a ovo e leite/carne. Sei como é complicado comer quando a gente tá amamentando filhotes alérgicos.
      Abraços!

Deixe um comentário