Moro em São Luís do Maranhão e quando você fala para mim em outono, eu entorto a cabeça e faço cara de cachorro confuso. E se tem alguma coisa que ficou da escola foi o professor berrando com a gente dizendo: “aqui não tem inverno, primavera nem outono, gente! Só verão com e sem chuvas”.
E é verdade, aqui não tem friozinho de estação, apenas um ventinho frio quando chove muito, o que tem ocorrido cada vez menos. Mas nos blogs americanos que acompanho é outono, ou seja, é estação de coisas de abóbora. Sério, minha lista de favoritos só tem coisa de abóbora. E estava começando a me irritar até que decidi ver o que é que a abóbora tem de mais.
O primeiro passo foi eu mesma fazer o tal do purê de abóbora… Aff. Você pode cozinhar ou assar no forno, passar no liquidificador e peneirar. Guardei na geladeira e fiz duas receitas, a outra foi de integral com aveia (foto abaixo).
E eu gostei do de aveia com abóbora, mas estava mais para muffin do que para cupcake. A receita vem na próxima semana.
E eu entendi a graça da coisa. Sabe coisa de natal? A canela, a noz moscada, o gengibre, tudo isso pra mim lembrou aquelas receitas de natal da minha família*. E o gosto da abóbora? Fica bem suave.
Além da receita tradicional, também tem as variações com gotas de chocolate, cobertura de cream cheese (aquela mesma do red velvet). A receita que usei foi a de bolo de abóbora do Cooking Classy. E não tem foto porque deu formiga aqui. Daquelas gigantes de 1,76m e o filho mais velho dele. Quando virei não tinha mais.
A receita não é muito doce, o que explica a preferência das formiguinhas. Sempre que tem cupcake com menos açúcar, ironicamente, elas atacam.
Cupcake de abóbora
- 1 1/3 xícara de farinha de trigo
- 1/2 colher (chá) fermento em pó
- 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 1 pitada de noz moscada
- 1 pitada de cravo em pó
- 1 pitada de gengibe em pó
- 3/4 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de açúcar demarara
- 1/4 xícara de manteigga sem sal
- 1/4 de óleo vegetal
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
- 2/3 de xícara de purê de abóbora
- 1/4 xícara de leite
- Pré-aqueça o forno em 180 graus.
- Misture bem a farinha, fermento, bicarbonato, sal, canela, cravo, noz moscada e gengibre e reserve.
- Bata a manteiga com os dois tipos de açúcar e o óleo até que fique fofo e claro.
- Adicione a baunilha e os ovos um a um e bata após cada adição.
- Misture o purê de abóbora com o leite.
- Junte à massa, batendo e alternando com a mistura da farinha até que fique homogêneo.
- Despeje nas forminhas e leve ao forno.
*Tenho compartilhado todas as receitas do meu caderninho no sub-blog Mais Receitas.
Parece deliciosa esta receita, vou aguardar a receita do “purê”, gostaria de fazer para “Halloween”. Abraços
Raquel, para o purê eu assei as abóboras no forno e passei no liquidificador, mas você também pode cozinhar na água normalmente e passar na peneira.
Angel, fiz hoje o “purê”, coloquei no forno, passei pelo mixer para triturar e coloquei em um pano de prato e torci para sair líquido, mas confesso, não saiu quase nada, será assim mesmo?? dará certo? Voce já fez??
Abraços!!
Não precisava coar no pano, Raquel, se não fica muito líquido. Eu fiz me baseando neste aqui: http://thepioneerwoman.com/cooking/2008/10/make-your-own-pumpkin-puree/
Ela só assa no forno e passa o processador (ou liquidificador) e pronto.
Obrigado Angel pela dica, depois de aviso se ficou bom.
Abraços!!
Angel….onde tá a receita com aveia? não posso comer farinha de trigo
🙁
Como fazer pras forminhas de papel ficar tao direitinho dentro da forma de aluminio, quando coloco as forminhas de papel dentro da de aluminio elas amassam
No seu caso, pode ser que a forma de alumínio esteja um pouco pequena para a forminha de papel. Você pode tentar colocar algo para deixar mais alta a forminha de papel se ela for tipo V ou U em vez de |_|