Há uns meses atrás, vi uma receita de bolo de fécula de batata no Gordelícias, que viu no Women’s Health, que me pareceu coisa muito boa. E como desta vez eu consegui lembrar de comprar a fécula de batata no supermercado e queria testar umas forminhas novas (avaliação que vamos lançar na sexta ou segunda), resolvi fazer a dita cuja.
Não tive avós, mas se tivesse tenho impressão que é esse o sabor que bolo de vovó tem. Sabe aquele bolo simples, gostoso que as pessoas tomam com um café no fim da tarde? Suave, delicado, fofo, úmido, macio, que desmancha na boca? É ele mesmo. E olha que eu estava meio pé-atrás com a tal da fécula, mas valeu totalmente a pena.
Até me inspirei para tirar fotos roubando as louças da minha mãe… Então as fotos daqui são direto da minha cozinha. Tenho que criar vergonha na cara e botar mais fotos aqui. Até mesmo um passo a passo da receita para ajudar mais vocês.
Cupcake de baunilha (sem glúten)
![](https://doce.blog.br/wp-content/uploads/2014/07/dsc_0073-275x155.jpg)
- 2/3 xícara de manteiga
- 1/2 xícara + 1 colher ((sopa) de açúcar)
- 3 ovos
- 1/2 colher (sopa) de extrato de baunilha
- 1 xícara de fécula de batata
- 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
- Pré-aqueça o forno em 180 graus e prepare as forminhas na assadeira.
- Bata as claras em neve e reserve.
- Em outro recipiente, bata a manteiga com o açúcar até ficar fofo e claro.
- Misture a baunilha e as gemas uma a uma e continue batendo.
- Acrescente a fécula de batata e bata o suficiente apenas para misturar.
- Adicione as claras em neve e mexa delicadamente até incorporar à massa.
- Não esqueça do fermento e mexa.
- Despeje nas forminhas e leve ao forno.
Aposto que se eu tirasse a baunilha e jogasse umas raspas de limão ou laranja, teria um cupcake de laranja/limão fácil. Lembrando que a fécula de batata não tem glúten. E como não leva leite, se você trocar a manteiga por becel pode ter aí algo também para os intolerantes a lactose.
11 comentários
Boa noite.
Muito interessante a receita. Se fosse substituir por raspas de laranja ou limão, deveria colocar na mesma quantidade da baunilha? 1/2 colher de sopa?
Dá para acrescentar os sabores com ou sem a baunilha. Mas já vi receita de tudo que leva a baunilha de qualquer jeito, Wellynton.
Olá Angel
Sou sua fã, adoro seu blog e sou adepta ás gordiçes mesmo.
Mas uma cliente pediu um cup sem glúten e achei sua receita e achei muito legal.
Por fim qual cobertura posso fazer para esse cup’s que se encaixe nesse perfil “tudo free”?.
Obrigada bjs 😉
Olha, Andrea. Eu não entendo muito (d)essa restrição de glúten, então acho que quanto mais simples a cobertura melhor.
Penso que glacê real ou até mesmo brigadeiro servem. Mas é bom sair lendo os rótulos para evitar problemas.
bom que no passo a passo ta faltando o fermento..
Já atualizei a receita, Gabriel. Obrigada por avisar.
adorei a receita, vou tentar fazer, quero fazer para vender, para suprir minhas nescessidades, pois tenho 57 anos e ainda não sou aposentada, e preciso de um rendimento.
Esse bolo é realmente muito gostoso! 🙂
Obrigada pela menção!
Ai, quanta honra! Estava EXATAMENTE no celular babando no bolo de iogurte e no cookie de chocolate branco com macadâmia quando vi seu comentário.
Sou leitora assídua do Gordelícias há anos, parabéns pelo blog.
Olá, adorei a receita.
Qual é o rendimento? Tem como adaptar para fazer na versão chocolate?
Obrigada
Kely, na versão oficial acho que não, mas penso que se colocar 3/4 de xícara de fécula e 1/4 de chocolate em pó deve ficar bom!