Início Receitas Brownie de ovomaltine

Brownie de ovomaltine

por angelcosta
Publicado: Atualizado:

Depois de falar do Brownie do Bem, pensei em compartilhar minha receita preferida de brownie: brownies de ovomaltine. Tenho um vício sério em ovomaltine, mas só o de flocos crocantes. Ovomaltine é vida, gente! Deixa eu ilustrar os mil e um usos/dicas desta maravilha:

  • Se você balançar o pote, os flocos finos caem e os mais grossos ficam em cima, aí basta pegar com a colher;
  • Quando eu faço cupcakes simples, jogo os flocos crocantes em cima da massa antes de levar ao forno. Ele carameliza, “crocantiza” e “maravilhiza” tudo;
  • Os flocos crocantes derretem na massa e deixam ela mais úmida e com cara de brownie;
  • Desde que descobri a manteiga de amendoim, passei a fazer uma vitamina (manteiga de amendoim, banana, chocolate, canela e leite/iogurte). E ela combina com ovomaltine por cima.
  • O mesmo vale para sorvete. No Giraffas, peço o petit gateau de chocolate com extra de ovomaltine ou o de ovomaltine com calda de chocolate (dá o mesmo produto no final).

Brownie de ovomaltine

  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de manteiga derretida
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de extrato/essência de baunilha
  • 1 1/3 de xícara de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara de ovomaltine
  • 1/2 colher (chá) de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de chocolate meio amargo picado ((ou gotas de chocolate))
  1. Pré-aqueça o forno em 180 graus e unte e enfarinhe a forma.
  2. Misture o açúcar, a manteiga e água em uma tigela e mexa bem
  3. Acrescente os ovos e a baunilha e bata até ficar homogêneo.
  4. Adicione a farinha de trigo, o ovomaltine, o fermento e o sal e mexa.
  5. Pegue 1/4 de xícara do chocolate e acrescente à massa.
  6. Despeje na forma e leve ao forno.
  7. Quando retirar do forno, jogue o resto do chocolate pro cima e espere derreter para poder espalhar pelo brownie todo.

E vocês, tem algum produto sem o qual não podem ficar??

Posts relacionados

Comente

20 comentários

Grazi 19 de agosto de 2014 - 10:26

Oi, Angel!!!

Ri bastante aqui! kkkk “Maravilhiza” kkkkk Eu usaria o “fantabulisa” (de fantabuloso): deixa fantástico e fabuloso!!! 😀 hahahahah

Também amo Ovomaltine, mas não compro pq ia estragar aqui em casa. Apesar de terem 05 pessoas, só eu sou adepta da coisa.
Vc que é fã do negócio vai amar o milkshake do Bob’s de Ovomaltine. The. Best. Ever! <3

Quanto ao brownie, estou me vendo obrigada a comprar Ovomaltine para fazer essa maravilha!

Beijos

Responder
Angel Costa 20 de agosto de 2014 - 10:34

Grazi, eu deveria ter usado Fantabuliza, soa muito melhor. 🙂

Compra do ovomaltine pequeno (acho que 200g) que dá certinho pra receita e sobra o suficiente pra não estragar.

AMO o milkshake do Bob’s. Apesar de ser intolerante, eu “arrisco” um copo pequeno de vez em quando…

Faz o brownie pra introduzir (ou forçar delicadamente kkk) o ovomaltine pro povo aí!

Responder
Grazi França 20 de agosto de 2014 - 10:45

kkkkk Forçar delicadamente! HAHAHAHAHAHAHA
É o jeito, né?

Quando eu fizer ou posto foto aqui ou ponho a receita lá no blog, com os créditos para ti, claro! 😀

Beijo!

Responder
Eduardo 20 de agosto de 2014 - 08:47

Oi Angel

Mais uma vez agradando seus leitores =)

Minha esposa viu apenas o título do post e já pediu a receita, mas na hora que tento imprimir (através do botão Imprimir embaixo da foto) não aparece a receita na impressão! Por favor, confere esse probleminha 😉

Outra coisa, também ri muito com “Ele carameliza, “crocantiza” e “maravilhiza” tudo”, e por isso já imprimi o post todo e ainda essa semana testarei essa receita.

Muito obrigado por compartilhar suas experiências conosco.

Assim que fizer esses Brownies, mandarei as fotos!

Responder
Angel Costa 20 de agosto de 2014 - 10:27

Eduardo, você faz daí e eu faço daqui, eu deixo a minha receita bem mole para comer de colher direto da forma (sem um pingo de vergonha).
Vou tirar a foto ainda hoje e botar aqui para atualizar o post.

Jà ajeitei o modo de impressão, obrigada por avisar!

Responder
Livia 21 de agosto de 2014 - 14:56

Oi!
Qto de ovo Martinez? 1 e meia oque xícaras, colher, pacote?

Responder
Angel Costa 21 de agosto de 2014 - 15:44

Xícara, Lívia. Já arrumei lá no post.

Responder
Livia 21 de agosto de 2014 - 15:44

Ooo corretor… Ovo Maltine…

Responder
Luciana Fernandes 16 de agosto de 2015 - 11:41

Oi Angel! Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar suas receitas. Sou uma aprendiz de cozinheira e adoro fazer cupcakes e bolos. Hoje estou fazendo esta receita de ovomaltine( minha filha diz que ovomaltine é vida!) e fiquei na dúvida sobre o tamanho da forma. Podes me ajudar? Obrigada!

Responder
Angel Costa 17 de agosto de 2015 - 08:25

Luciana, sua filha tá certíssima! eheheh
A forma que usei aqui foi de 36×24,.

Responder
Luciana Fernandes 17 de agosto de 2015 - 09:23

Obrigada, Angel! Realmente, o brownie de ovomaltine é maravilhoso. Não aguentei a “pressão familiar” e fiz ontem mesmo, numa assadeira maior, daí a massa ficou fina e os cantos viraram biscoitos de ovomaltine igualmente deliciosos. Boas coisas podem acontecer acidentalmente… Da próxima vou dobrar a receita, porque diminuir a forma, nem pensar!?

Responder
mariniz 6 de janeiro de 2016 - 23:55

Oi!!!! Tbm adoro ovomaltine, mas a minha paixão e vício é o biscoito Oreo! Será que vc não tem uma receitinha de Cup guardada aí…eu iria amar!!!! Um abração, adoro o seu site

Responder
Angel Costa 7 de janeiro de 2016 - 09:58

Mariniz, olha aqui um dos melhores que já fiz: http://doce.blog.br/receitas/cupcakes-de-oreo-negresco

A cobertura de oreo é uma delícia!

Responder
Mariniz 7 de janeiro de 2016 - 17:47

Eu acabei de fazer! Uma deliciaaaaa, tô no céu! !!! Obg pela receita deliciosa!!!! Vou fazer para vender 😉

Responder
Fernanda 31 de dezembro de 2016 - 16:09

olá, esse brownie dá pra embalar? seria uma bela opção vender….

Responder
Angel Costa 2 de janeiro de 2017 - 20:38

Dá sim, Fernanda!

Responder
Thamyllis 10 de setembro de 2019 - 16:13

Já irei fazer essa receita maravilhosaaaaa e se possível irei comercializar para meus clientes ? obrigado e AMEEI seu Blog

Responder
Angel Costa 12 de setembro de 2019 - 10:15

Que bom que gostou, Thamyllis!

Responder
Jane 27 de dezembro de 2020 - 11:12

Bom dia, qual a temperatura do forno e o temo?

Responder
Angel Costa 2 de abril de 2021 - 11:35

Sempre asso em 175 graus, Jane. Normalmente, é a temperatura mais baixa do forno.

Responder