Eu sou louca por maçã e tudo que é da maçã. E assistindo o Kitchen Boss, show também estrelado pelo Cake Boss Buddy Valastro, vi um episódio dedicado a esta fruta. E tinha esta receita para um bolo de maçã. E 5 minutos depois do fim do programa, estava eu na cozinha fazendo o dito cujo.
Isto foi há um mês atrás e esta receita já apareceu umas 3 ou 4 vezes na minha cozinha desde então. A camada crocante que fica em cima não tem preço, é um truque simples mas que dá um toque especial ao bolinho.
Parece mais um muffin, mas o que importa é que é uma delícia!
Cupcakes de maçã com canela
- 1 xicara de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara açúcar mascavo ou demerara
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio ((ou fermento))
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) canela em pó
- 1 pitada de noz moscada
- 1 pitada de cravo da índa em pó ((opcional))
- 1/4 de óleo
- 1/2 xícara de purê de maçã ((bata 1 ou 2 maçãs no liquidificador – não precisa coar))
- 2 ovos
- 2 a 3 maçãs cortadas em cubos
- Pré-aqueça o forno em 180°, forno baixo.
- Em uma tigela, peneire a farinha de trigo, os dois tipos de açúcar, o sal, o bicarbonato (ou fermento), a canela, a noz moscada e o cravo.
- Em outra tigela, misture o óleo, os ovos e o purê de maçã.
- Em seguida, acrescente as maçãs picadas.
- Adicione a mistura da farinha e mexa bem. (Fica bem denso)
- Despeje nas forminhas.
- Antes de levar ao forno, salpique uma mistura de açúcar com canela em cima de cada cupcake.
Já vi uma receita pela web, não consigo mais achar, que troca o óleo pela manteiga na mesma quantidade. Fica a dica.
Eu não tentei aqui, mas creio sinceramente que com um sorvete de creme, ficaria uma sobremesa perfeita.
Gente, estamos inaugurando um fórum para discussão aqui no blog, passem lá e deixem sugestões e comentários.
31 comentários
Oi Angel, você testou esse bolo como cupcake ou bolo mesmo??
Fiquei na dúvida se não vai ficar um pouco crocante demais sendo cupcake!!!
Beijos
juju
O óleo é 1/4 de que??? Xícara???
É xícara, juju, já corrigi na receita. E já fiz como cupcake e como bolo. E só fica crocante se colocar a camada de açúcar com canela em cima.
Obrigada Angel!!!!
Vou testar ela agora!! fiquei com água na boca!!! <3
É possível trocar a farinha de trigo pela farinha integral ou de aveia? a proporção é a mesma? E a massa não fica muito pesada?
Beijos, adorei o blog!
As vezes que eu troquei a farinha por integral foi na proporção de 1 pra 1 mesmo. Troque 1 xícara de trigo por 1 xícara de trigo integral.
Fica muito bom em muffins e também no bolo de cenoura ou chocolate.
Cara Angel,
fiz esse cupcake e ficou ótimo, adorei, pena que a maçã anda tão cara no Rio de Janeiro e não dá pra fazer sempre. Queria deixar uma dica que é cortar os cubos de maçã bem pequenos, fica melhor nas forminhas.
Tenta ver com outros tipos de maçã, Julia. Eu gosto de usar a maçã verde, mas também serve a nacional, a vermelha comum, até aquelas do Senninha.
cara angel, quanto tempo no forno ?
São 20 minutos, Flavia!
Olá!! Adorei sua recita!
Mas me tira uma dúvida?
Posso usar só o Demerara? Não tenho outro em casa…
Obrigada. Amo seu blog
Dani, pode sim, eu uso o tempo todo.
Obrigada pelo carinho.
Angel querida,
Fiz sua receita e amei! Modifiquei a farinha para a integral, só usei 1 xícara de demerara como vc falou! Ao invés da maçã coloquei banana picada por último! E a cobertura fiz com o restante do purê de maçã, banana amassada e um pouco de creme de leite light, não ficou muito firme pq não usei manteiga! No final coloquei uma pitadinha só de côco ralado pra ficar bonitinho! Meu namorado simplesmente amou! Fez o maior sucesso. Muito obrigada. Olha aí a fotinha pra vc ver se aprova. Rsrsrsa
Parabéns, Dani! Essa eu tenho que testar aqui, o povo aqui de casa é maluco por banana. Você já viu os nossos muffins de banana? http://doce.blog.br/search/muffin+banana
Oi , tenho a máquina de cupcake da britânia, todas essas receitas que vc tem de cupcake posso fazer na máquina?
outra dúvida, ao invés de usar uma xícara de açúcar branco e meia de mascavo ou demerara, eu posso apenas usar uma xícara cheia de açúcar demerara?
obrigada
Maira, a máquina deve dar para susbtituir o forno quase sempre sim.
Pode sim, fica perfeito. (Jà fiz assim).
Ol’a, queria saber a quantidade que essa receita dá. Quantos cupcakes voce fez?
Abraços
Angel,
uma dúvida o purê de maça, tira a casca e a semente, ou bate tudo junto?
bjks
Eu deixo com a casca e tiro a semente. Mas em geral, as pessoas tiram a casca e a semente.
Acabei de fazer para minha filha substitui o trigo pela FSG pois minha filha é alérgica e ficaram divinos, pena que não fiz a cobertura, já que na massa vai açúcar e aqui evito um pouco…rs mas da próxima vou fazer sim, pelo menos no meu…rs obrigada pela receita.
Ahhh mais uma coisa, fiz na Air Fryer… 🙂
Daniele, se você tiver foto, pode enviar junto com os comentários! Fiquei curiosa de como ficou na Air Fryer!
Angélica, não deu tempo de tirar a foto, da próxima serei mais rápida…rs mas ficam iguais ao forno, sempre faço na AF, aliás a maioria das coisas tenho feito nela, ontem fiz uns palitinhos de queijo, ficaram ótimos tb.
Angélica, não deu tempo de tirar a foto, da próxima serei mais rápida…rs mas ficam iguais ao forno, sempre faço na AF, aliás a maioria das coisas tenho feito nela, ontem fiz uns palitinhos de queijo, ficaram ótimos tb…
Olá!!!!
Será que dá certo só com açúcar branco? Queria fazer amanhã e não tenho outro em casa..
Dá sim, Michele, já fiz aqui assim.
Queria colocar um recheio, tem alguma dica?
Aline, acho que geleia de maçã deixaria muito doce. Talvez algum creme bem leve de limão…