Cupcakes de morango - sem açúcar, sem lactose, sem glúten

Cupcakes de morango - sem açúcar, sem lactose, sem glúten

Alguns de vocês já me perguntaram pelo facebook e por email por receitas de cupcakes diet e/ou sem açúcar. Há algum tempo achei esta receita que é mais que inclusiva:

  • Não tem leite nem manteiga - sem lactose
  • Não contém glúten
  • Não leva açúcar*

Alguns de vocês podem ter alguma dificuldade em achar o polvilho de araruta, mas creio que outros tipos de farinhas sem glútem devam servir como substituição sem problemas.

A Elena tem livros de receitas sem glúten.

Cupcakes de morango - sem açúcar, sem lactose, sem glúten

cupcakes-morango
Imprimir
Preparo 15 min
Cozimento 20 min
Total 35 min

Ingredientes

  • 1/2 xícara de farinha de côco (Veja aqui como fazer)
  • 1 colher (sopa) de farinha de araruta/polvilho
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de xarope de agave
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • 1/2 xícara d morangos frescos picados

Instruções

  • Pré-aqueça o forno em 180 graus e prepare as 8 forminhas na assadeira.
  • Em um tigela misture a farinha de côco, a araruta, o sal e o bicarbonato e reserve.
  • Em um outro recipiente, misture os vos, o agave e a baunilha.
  • Junte os dois ingredientes e bata em velocidade baixa para que fique bem homogêneo.
  • Acrescente os morangos picados e misture.
  • Despeje nas forminhas e leve ao forno.
Rendimento: 8

Fotos: Cortesia do site Elena's Pantry

*Observe as recomendações de consumo do agave para diabéticos.

32 comentários em “Cupcakes de morango - sem açúcar, sem lactose, sem glúten”

  1. Olá Angelica, Adorei seu blog. Sempre venho aqui lhe visitar... Vc está de parabens em ajudar pessoaas como eu.
    Olha eu assitir ontem dia 21/05 o tema era alguma coisa do tipo: Cancer de mana, cor rosa, rock rool, A final foi disputada entre uma japonesinha e um senhor de cabelo grisalhos com uma roupa estranha camuflada do excercito sabe. Cada cupcake lindoo. Eu gostaria de saber se vc nao tem a receita que a japonesa fez? Ela colocou alguma coisa no forno com um tipo de creme de coco no forno e virou uma especie de biscoito. Na metade do processo de assar o cupcake ela abriu o forno e colocou esse biscoito dentro. Espero que vc tenha visto este episodio, pq foi bem legal. Inclusive esse episodio aparece sempre na propaganda. Espero que consiga essa receita, pq parece mto boa.

  2. Angelica,
    Nesse mesmo episodio que eu falei acima, uma moçã fez um red velvet com cobertura de aguas de rosa. Vc sabe como fazer essa agua de rosa? Pq ela é mto dificil de achar pra comprar. E qual rosa eu posso usar? As rosa que eu tenho no meu jardim? Eu nao uso nenhum tipo de veneno sabe.
    Bjim e obrigada.

  3. Pode deixar. Qnd eu fizer eu te conto como que ficou no final e mando a foto. Espero que deem certo, rsrs..
    Angelica, no cupcake de fudge de chocolate no link acima... Que fala de triturar o biscoito wafer e tals... Nossa a receita parece mega boa, mas tá meio obscuro de entender o merengue geada ne? Vc entendeu?
    Bjim

  4. Eu trabalho como diarista a 20 na mesma casa e gosto de cozinhar e fazer bolo , meu marido ficou desempregado ai as coisas começaram a complicar então comecei a fazer empadão e cupcake e vender e as pessoas gostarão eu gostei tanto de fazer cupcake ,comecei a procurar recei ta pela internet, encontrei a receita perfeita , no blog do cupcake .muito obrigada.

  5. Oi Angel, tenho uma receit básica que sempre da certo! Apenas misturo ao leite frutas ou ao invés do leite uso o suco! Tenho cada vez mais pessoas que precisam de substituições especiais! Os celíacos por exemplo. Como substituo as 3xic de trigo da minha receita?

  6. Oi Angel! Achei uma proporção que pode dar certo em mta receita, 2xic de farinha de arroz, 70g de amido, 30g de polvilho doce e 1col de goma xantana( ou cmc). Já fiz um bolo de maçã c canela e um bolo inglês, ficaram bons!

    • Rafaela, agora que achou, não deixe de voltar. E precisando estou sempre disponível via email (Contato lá no menu principal).

    • Com esta receita não fiz cobertura. Sem lactose ainda dá pra achar mas sem açúcar só usando adoçante culinário. Neste caso é só fazer substituição conforme as instruções do produto.

  7. Angel, encontrei este blog e estou curtindo muito, Deus te abençoe, tenho uma filha muito alérgica ao leite desde bebê, hoje ela tem 13 anos e a alergia continua, então estou me especializando neste ramo cupcakes para alérgicos e intolerantes, como mãe sempre tive que tomar todos cuidados para o manuseio e aos produtos na hora da compra, minha filha será sempre meu referencial. Fiz um folheto com fotos de meus cupcakes e especificando que meus cupckes são para pessoas especias , alérgicos e intolerantes, coloquei meus contatos e só. Você acha interessante eu colocar quais sabores que faco, coberturas e recheios de forma resumida, pois uma pessoa hoje estava com meu folheto e me perguntou do que eu fazia, então fiquei pensando em colocar no verso do folheto alguns sabores tradicionais, ex chocolate e baunilha, recheios de frutas, brigadeiro e cobertura marsmalow, ganache e brigadeiro. Gostei de sua planilha de custos vou tentar baixar para usar, mas estou cobrando media de $6,00 a 8,00 cada, sem fazer o cálculo correto, pois os ingredientes são mais caros e eles são totalmente seguros de contaminação, pois são feitos primeiro para minha filha alérgica. Agradeço muito sua atenção em ler, Deus te abençoe muito !!

  8. Boa Noite Angel....

    FIquei com muitas dúvidas nessa receita...rs....
    1) Posso fazer sem farinha de côco?
    2) A farinha de Polvilho é a doce?
    3) O que é xarope de agave?

Deixe um comentário