É tanto assunto acumulado que eu não sei se divido ao longo de vários posts ou se jogo tudo aqui. Acho que vou desabafar tudo senão esqueço de tudo. Então, se você está aqui só pela receita, rola até o fim do post. Sem ressentimentos.
Bake off Brasil
Se você é novo por aqui ou não acompanhou o blog nos últimos dias, aqui vai: tenho uma relação de amor e ódio com o programa do SBT, Bake off Brasil. Mais informações no outro post. Depois deste episódio, veio o do pão de queijo e depois o do tiramisu. O último deu para fazer em forma de cupcake, que é o post de hoje. Sempre que possível vou fazer uma receita de lá na versão cupcake.
Tiramisu
Eu nunca simpatizei com o tiramisu. Deve ser por ele levar café. O café e eu não somos bons amigos. Deve ser por isso que eu também não gosto de Coca-cola. Também não suporto, pavês e/ou biscoito molhado – pausa para gracinhas – mas o sabor da calda de café na massa ficou uma coisa divina.
A receita eu tirei da revista Cupcake Heaven, que eu assino online. Então fui comprar o tal do mascarpone. O licor de café ou vinho marsala (depende da receita) eu nem me dei o trabalho de comprar. Isso ia estragar aqui em casa. Então usei o Frangelico, um licor maravilhoso de avelã.
Ah, e ao contrário do que eu vi no show, a receita original é feita com ovos e não com creme de leite fresco. Pelo menos alguns vídeos italianos no youtube me mostraram isso.
Bolo Piñata
Ainda no espírito do programa, resolvi replicar o último episódio – o bolo piñata. Não tive escapatória, estava vendo o programa no sábado e meu filho que fazia aniversário na segunda passou na frente da TV (apesar dos meus gritos de “NÃO OLHA PRA TV” – sério) e disse que queria um igualzinho.
Gente, é um bolo simples de várias camadas com recheio de cobertura. O que enche o saco é a montagem. Como vocês sabem que eu não tenho talento nenhum pra confeitar, a solução de jogar granulado é perfeita!
Mas é muito açúcar. É gostoso? É, mas ainda assim é muito açúcar. É diabetes em 4 camadas ou mais. É bom usar uma massa neutra ou fazer como minha mãe faz: usar manteiga salgada (aquela de lata mesmo) para não encher as papilas gustativas de doce.
O bolo foi cortado às 7 horas e Lucas, que estava com febre, ficou correndo pela casa com os brinquedos novos até as 23h. Considerem isso um aviso.
Como a Nara sugeriu no Facebook, um bolo de chocolate meio amargo com laranja ficaria uma delícia recheado com M&Ms. Sabe o que ia bem também? Aquele Devil’s food cupcake da Nigella nesse formato.
30 dias sem açúcar
Quando fiz o bolo diabetes, eu tinha acabado de ver um vídeo do BuzzFeed (viciada no canal deles no youtube). Eles colocam os funcionários para testarem várias coisas e é muito divertido. Já provaram sutiãs antigos, comidas ao redor do mundo, 30 dias sem depilação. E também 30 dias sem açúcar.
Pegaram várias formigas como eu e as submeteram ao um mês inteiro sem açúcar. O resultado é interessante, o corpo das pessoas muda, o raciocínio fica mais claro e outras coisas.
Aí depois do bolo, no último dia do mês, eu falei “vou passar 30 dias sem açúcar”. Consegui uma amiga pra me juntar no desafio. Os relatos eu vou fazendo no 30 dias sem (sim, mais um blog pra tomar meu tempo, kkk – ainda não está pronto).
Isso não vai afetar o blog porque eu tenho uns trocentos posts prontos aqui. Alguém me acompanha no desafio? Hein, Grazi? Paula Mello? Raquel? Regina?
Cupcakes de tiramisu
Adorei o estilo da receita. Você começa batendo a farinha com a manteiga. Esta massa é perfeita!!
Cupcakes de tiramisu
- 1/3 xícara de manteiga sem sal
- 1 xícara bem cheia de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 ovos
- 1 xícara de leite
- 1/2 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
Calda
- 1 xícara de café bem forte
- 75 ml de licor de café
- 3 colheres (sopa) de açúcar
Cobertura
- 400 g de queijo mascarpone
- 50 ml de licor de café
- 300 ml de creme de leite fresco
- 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
- Cacau em pó para peneirar
- Pré-aqueça o forno em 180 graus e prepare as forminhas.
- Bata a manteiga, o açúcar, a farinha de trigo, o sal e o fermento até que pareça uma farofa.
- À parte, bata levemente com um garfo: leite, os ovos e baunilha.
- Junte os dois, batendo somente o necessário para ficar homogêneo.
- Despeje as forminhas e leve ao forno.
Calda
- Enquanto estão no forno, aqueça todos os ingredientes da calda até reduzir pela metade.
- Reserve.
Cobertura
- Bata o queijo mascarpone com o licor até fique fique.
- À parte, bata o açúcar e creme de leite até que engrosse bem.
- Misture os dois e mexa delicadamente.
Montagem
- Se desejar, faça buracos nos bolinhos para que a cobertura também sirva de recheio.
- Molhe os cupcakes com a calda de café.
- Cubra com a cobertura.
- Peneire cacau em pó logo antes de servir.
Oi, Angel.
Xiu! XI-U! Por que é que você ta me arrastando pras suas doideiras???
Olha, nao é fácil ficar sem o dito cujo, principalmente no café! Aqui eu tomo café duas vezes no dia (nao fico sem), mas passo ja com açúcar, pq todo mundo aqui toma. E não rola passar café sem açúcar so pra mim (na verdade rola, mas eu preciso resolver umas coisas antes).
Nao estou comendo mais açúcar alem desse do café. To só na base das frutas mesmo. Desgostei de doce kkkkk
Ta! Eu participo com você! Oxi! O que eu não faço por tu????
Mas eu posso comer fruta, ne? Tenho MESMO que tirar o açúcar do meu cafezinho??? :'(
Beijos! :*
kkkk, onde tu escreveu fruta, eu li TRUFA, tá vendo o que é abstinência???
Acho que diminuir o açúcar já tá de bom tamanho!
Olha, eu sempre que venho aqui aprendo e me divirto. Hoje sem nesmo saber que você tinha me citado, pois recebo os posts por email e vem só o título e um resuminho muito resumido rsrs
Daí vou lendo e pensando, a Angel é que nem eu, vai escrevendo, começa por uma coisa, termina por outra…
Ai ai, daí vejo o desafio. Sério?? Trinta dias é demais. Se fosse 2, eu topava na hora. Não sou formiga, tomo café sem açúcar porque gosto, mas não dispenso um brigadeiro de vez em quando (filha metida a confeiteira, manja?) então não tem jeito não, é impossível!!
De repente se eu acompanhar o resultado das meninas participantes me convença kkkk
E ao contrário de você, amo pavês e bolachas molhadinhas. Só o tiramisú ainda não me convenceu, muito ingrediente caro, tô pondendo não…
beijossssssss
Paula, vi em algum lugar da Internet que tinha um substituto para o Mascarpone. De repente, você faz algo com base de creamcheese.
O que eu tô comendo de uva-passa para compensar a falta de doce não é brincadeira, amiga!
Oi Angel
também posso entrar nessa? Uso pouquissimo açúcar, no café é adoçante… mas acredito que ainda dá para reduzir kkk
Vivan, vamos lá! Força que a gente consegue!
Oi Angel,
Espero que o filhote esteja melhor. Imagino que sim, porque vc. conseguiu por no ar o post novo.
Não sei se a Regina a quem vc. se referiu no post sou eu, mas se for, dá pra você me convidar pra algo um pouquinho mais fácil? rsrsrsrs.
Mas te dou o maior apoio moral!!
Vou fazer essa sua receita logo logo, até porque estou em busca de uma receita de cupcake de baunilha que dê certo, por incrível que pareça, ainda não consegui fazer uma receita de baunilha que o cupcake fique perfeito (ou ficam solados, ou ficam massudos, ou não crescem direito, tá difícil). E a foto que vc. postou no Face ontem desses aí tirando do forno estavam com uma “cara” maravilhosa!
Muito obrigada por mais uma postagem show!
Beijos
Eu uso uma receita bem tranquila de cupcake de baunilha, se quiser post aqui também. É bem básica, mas é sucesso sempre, o pessoal ama a massa. Inclusive já tirei a baunilha e acrescentei chocolate, já fiz cupcake de caipirinha acrescentando cachaça na massa, sou meio louca e vou testando tudo kkkk
Ai Vivian, eu quero sim! A minha receita de chocolate fica perfeita, mas de baunilha … continuo batendo cabeça!
Muito obrigada!
Adorei a ideia da caipirinha também!
Beijos
Ingredientes:
3 gemas
3 claras
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de manteiga (eu uso margarina sem sal, mas tem que ser uma boa)
1/2 xícara de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
1 1/2 xicará de farinha
1 colher de chá de fermento
Preparo:
Bater as gemas com o açúcar, até clarear, acrescentar a manteiga e bater bem. Acrescentar o leite e a baunilha. Neste momento a massa fica parecendo talhada, mas está certo. Acrescentar a farinha e após o fermento.
Bater a clara em neve e misturar à massa delicadamente, colocar nas forminhas e assar em fogo médio. Textura da massa é bem esponjosa, tipo um sorvete meio derretido, mas é leve.
Eu tenho assado em média por 20 min, acredito que 180º (minha cunhada limpou meu fogão tão bem que apagou a gradação).
Não lembro de onde tirei a receita (pode até ter sido daqui… se for, thaks Angel rsrsrs), mas funciona perfeitamente.
Muito obrigada Vivian. Vou experimentar. Bjs
Era você mesma! Olha, essa receita fica bem docinha, suave e fofa. Não gostei muito na forma de bolo (em grande quantidade), mas como cupcake é perfeita.
Ahahahahaha!! Então pode contar comigo … Para um grande apoio moral!!
Vou fazer a receita e depois conto se o problema são as 2 mãos esquerdas aqui 🙂
Beijos
Angel,
como faço para postar foto nos comentários?
Vivian, vai aqui embaixo do botão de enviar comentário. Dá para adicionar até 3 fotos por vez.
Não aparece para mim esse botão… e olha que procurei… lembro que já postei foto antes… queria mostras o 1º bolo confeitado que fiz esses dias para uma colega… vou tentar direto do celular, talvez essa máquina que estou usando seja meio doida
Eu acabei de atualizar o plugin neste minuto, foi por isso que vc não viu. Veja agora!
É, não adianta, não consigo ver o botão da foto :-(…
tentei no chrome, no internet explorer, no celular e nada…
Bom, já que não consigo postar a foto direto, posto o link kkk
Sobre a arte de confeitar, eu faço cupcakes, e agora que estou me familiarizando com bicos, mangas, coberturas, etc.. e eis que uma colega me pede um bolo grande. Digo a ela: não sei confeitar bolo grande, aliás nunca acerto nem a massa desse tipo de bolo. Mas ela fez questão, então eu “fui lá” e fiz… o resultado está no link.. eu mesma me surpreendi com o resultado final… ficou meio tortinho, mas para a primeira vez, surpreendeu! Estou tentando fazer cursos, me profissionalizar. Os cupcakes já são sucesso, os bitcakes foram uma novidade legal que o pessoal ama, aos poucos vou montando o negócio rsrsrs
https://lh6.googleusercontent.com/-mFHwnSvzEx0/Veh6hdDK6EI/AAAAAAAAIvw/Cz708wDS0Ss/w588-h331-no/20150818_001516.jpg
Oi Angel
Também vou entrar no esquema sem doces, espero conseguir uns 6 meses… hehehehe
Noemi, 6 meses é uma mudança de vida radical! Vamos lá!
Gostei muito da receita do cupcake, queria lhe dizer que 30 dias sem açúcar é molesa, basta ver as receitas de Silvana Costa, tudo ZERO açúcar….delícias, eu faço e vendo, tem público certo. Grata.
O problema é que eu não uso adoçantes artificiais, Sônia. Odeio o gosto, a artificialidade e acho que eles deveriam ser usados por diabéticos somente.
Nossa Angel que difícil. Sou muito determinada pra dietas mas não consigo ficar sem chocolate. Agora amamentando então… minha filha me suga tanto que nunca na vida fui tão magra quanto agora rsrsrs. Desafio muito difícil. Também sou formiga mas até quando estava de dieta, comia um docinho final de semana. Te dou muito apoio. Bjsssss e forçaaaaaaa!!!!!
Obrigada pelo apoio, Thais… Vamos ver se eu aguento.. kkk
kkkkkkkkkkkkkkkkk..eu nem iniciei meu projeto de fazer cup para vender…mas me divirto pacas com teus posts
Olhando o Bake Off ,também me inspirei e fiz para meu filhote um Cup Pinãta.
Ele adorou pois adora baba ( balas )!
Eu acho que fica melhor mesmo como cupcake. Como bolo é muito açúcar. O meu próximo vou fazer assim, Cristiane!
Oi, Angel.
Adoro seu blog.
Que Deus continue te abençoando.
Sou também formiga e chocolatra.
Sei oque passa com a falta do açúcar.
Fazem 19 anos que não como chocolate ( fiz promessa no parto da minha filha).
E vira e mexe faço de ficar 1 ano sem doce.É loucura, mas vale a pena.bjs.
De vez em quando é bom fazer um “detox” de açúcar. Já que você não pode chocolate, já tentou a alfarroba?