É tanto assunto acumulado que eu não sei se divido ao longo de vários posts ou se jogo tudo aqui. Acho que vou desabafar tudo senão esqueço de tudo. Então, se você está aqui só pela receita, rola até o fim do post. Sem ressentimentos.

Bake off Brasil

Se você é novo por aqui ou não acompanhou o blog nos últimos dias, aqui vai: tenho uma relação de amor e ódio com o programa do SBT, Bake off Brasil. Mais informações no outro post. Depois deste episódio, veio o do pão de queijo e depois o do tiramisu. O último deu para fazer em forma de cupcake, que é o post de hoje. Sempre que possível vou fazer uma receita de lá na versão cupcake.

Tiramisu

maxresdefault

Eu nunca simpatizei com o tiramisu. Deve ser por ele levar café. O café e eu não somos bons amigos. Deve ser por isso que eu também não gosto de Coca-cola. Também não suporto, pavês e/ou biscoito molhado – pausa para gracinhas – mas o sabor da calda de café na massa ficou uma coisa divina.

A receita eu tirei da revista Cupcake Heaven, que eu assino online. Então fui comprar o tal do mascarpone. O licor de café ou vinho marsala (depende da receita) eu nem me dei o trabalho de comprar. Isso ia estragar aqui em casa. Então usei o Frangelico, um licor maravilhoso de avelã.

Ah, e ao contrário do que eu vi no show, a receita original é feita com ovos e não com creme de leite fresco. Pelo menos alguns vídeos italianos no youtube me mostraram isso.

Bolo Piñata

Ainda no espírito do programa, resolvi replicar o último episódio – o bolo piñata. Não tive escapatória, estava vendo o programa no sábado e meu filho que fazia aniversário na segunda passou na frente da TV (apesar dos meus gritos de “NÃO OLHA PRA TV” – sério) e disse que queria um igualzinho.

Gente, é um bolo simples de várias camadas com recheio de cobertura. O que enche o saco é a montagem. Como vocês sabem que eu não tenho talento nenhum pra confeitar, a solução de jogar granulado é perfeita!

Mas é muito açúcar. É gostoso? É, mas ainda assim é muito açúcar. É diabetes em 4 camadas ou mais. É bom usar uma massa neutra ou fazer como minha mãe faz: usar manteiga salgada (aquela de lata mesmo) para não encher as papilas gustativas de doce.

O bolo foi cortado às 7 horas e Lucas, que estava com febre, ficou correndo pela casa com os brinquedos novos até as 23h. Considerem isso um aviso.

Como a Nara sugeriu no Facebook, um bolo de chocolate meio amargo com laranja ficaria uma delícia recheado com M&Ms. Sabe o que ia bem também? Aquele Devil’s food cupcake da Nigella nesse formato.

30 dias sem açúcar

Quando fiz o bolo diabetes, eu tinha acabado de ver um vídeo do BuzzFeed (viciada no canal deles no youtube). Eles colocam os funcionários para testarem várias coisas e é muito divertido. Já provaram sutiãs antigos, comidas ao redor do mundo, 30 dias sem depilação. E também 30 dias sem açúcar.

Pegaram várias formigas como eu e as submeteram ao um mês inteiro sem açúcar. O resultado é interessante, o corpo das pessoas muda, o raciocínio fica mais claro e outras coisas.

Aí depois do bolo, no último dia do mês, eu falei “vou passar 30 dias sem açúcar”. Consegui uma amiga pra me juntar no desafio. Os relatos eu vou fazendo no 30 dias sem (sim, mais um blog pra tomar meu tempo, kkk – ainda não está pronto).

Isso não vai afetar o blog porque eu tenho uns trocentos posts prontos aqui. Alguém me acompanha no desafio? Hein, Grazi? Paula Mello? Raquel? Regina?

Cupcakes de tiramisu

Adorei o estilo da receita. Você começa batendo a farinha com a manteiga. Esta massa é perfeita!!

Cupcakes de tiramisu

2015 08 20 19 38 14

  • 1/3 xícara de manteiga sem sal
  • 1 xícara bem cheia de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha

Calda

  • 1 xícara de café bem forte
  • 75 ml de licor de café
  • 3 colheres (sopa) de açúcar

Cobertura

  • 400 g de queijo mascarpone
  • 50 ml de licor de café
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
  • Cacau em pó para peneirar
  1. Pré-aqueça o forno em 180 graus e prepare as forminhas.
  2. Bata a manteiga, o açúcar, a farinha de trigo, o sal e o fermento até que pareça uma farofa.
  3. À parte, bata levemente com um garfo: leite, os ovos e baunilha.
  4. Junte os dois, batendo somente o necessário para ficar homogêneo.
  5. Despeje as forminhas e leve ao forno.

Calda

  1. Enquanto estão no forno, aqueça todos os ingredientes da calda até reduzir pela metade.
  2. Reserve.

Cobertura

  1. Bata o queijo mascarpone com o licor até fique fique.
  2. À parte, bata o açúcar e creme de leite até que engrosse bem.
  3. Misture os dois e mexa delicadamente.

Montagem

  1. Se desejar, faça buracos nos bolinhos para que a cobertura também sirva de recheio.
  2. Molhe os cupcakes com a calda de café.
  3. Cubra com a cobertura.
  4. Peneire cacau em pó logo antes de servir.

Categoria:

Receitas,

Tags: