Donuts fáceis demais - assados ou fritos

32
1522
views

A um altura desta, vocês já perceberam que eu sou de "fases". E no momento, estou na fase de testar toda receita do blog Bigger Bolder Baking. A dita cuja da Gemma não decepciona. O bolo de chocolate com buttercream cremoso, o bolo de cenoura com cobertura de cream cheese, a base de sorvete (ah, a base de sorvete... *suspiros*)... ainda não encontrei nada lá que não fosse de babar.

BBB88-No-Knead-Donuts-Thumbnail-v.9-1024x576

Quando eu vi na lista de posts mais populares "donut de forno sem precisar sovar massa", pensei que fosse mais um daquelas rosquinhas de forno com massa de bolo. Não me levem a mal, são uma delícia, já até trouxe uma receita excelente pra vocês. Mas eu queria aquela fofura e textura de algodão do donut tradicional.

Sovar massa não é meu forte. Eu erro no ponto, na quantidade de fermento e na hora de cortar. É um desastre só. Então, vi o vídeo da receita, fui comprar o mel que não tinha em casa e mãos à massa.

2015-09-20 23.07.43

A gente só joga tudo na tigela, mexe, reserva por 3 horas e depois esquece na geladeira.

(Aquela musiquinha que toca quando o tempo tá passando...)

No dia seguinte, você tira a massa da tigela e joga na superfície e passa o rolo para abrir. A massa abre de vez, gente. Quando eu sovava outras massa, elas não pareciam se unir e não ficavam lisas.

Essa é perfeita. É só abrir e cortar.

Eles são para ser feitos para serem assados mas podem ser fritos. Fiz dos dois jeitos. Enquanto eu fritava, só lembrava da propaganda do Mundo Verde: "São 12.345 calorias e 89 centavos de gordura trans. Como a senhora vai pagar?". E eu responderia pra ela: "aceita momentos de felicidade e sorrisos no rosto?".

Olhem acima o resultado. Dá pra sentir a crocância da casca? A fofura da massa? Observem que minha teoria se confirmou. Os 6 assados e os 18 fritos que a receita rendeu foram embora em 24 horas, o que comprova a gostosura da receita.

Fico devendo as fotos deles assados. Acho que vou contratar 2 trabalhadores infantis aqui de casa como assistentes de produção. Não tenho coragem de pegar na máquina fotográfica com a mão suja de farinha. Vocês não tem ideia do trabalho que dar documentar tudo isso. Se alguém aí fizer uma receita daqui do blog em vídeo, manda o link que eu adiciono aqui no blog.

Então vamos à receita... (depois da receita abaixo, leia as novidades e sorteios).

Donuts - assados ou fritos
Preparo:
Cozimento:
Total:
Porções:
24

Ingredientes
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco (aqueles de envelope)
  • 1 colher (chá) de sal
  • ¾ xícara de leite morno
  • ¾ xícara de manteiga derretida
  • 4 ovos
  • ¼ xícara de mel
  • 1 colher (chá) de essência ou extrato de baunilha
Glacê
  • 1½ xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • 1½ colher (chá) de essência de baunilha

Instruções
  1. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. Tenha o cuidado de não jogar o fermento diretamente em cima do sal.
  2. Em uma tigela à parte, misture com um garfo o leite, ovos, mel, a manteiga derretida e a baunilha.
  3. Junte as duas e mexa até ficar uma massa homogênea e meio úmida.
  4. Cubra a tigela com filme de pvc e bote um pano por cima. Deixe descansar por 3 horas.
  5. Depois disso, deixe na geladeira por 12 horas.
Para assar:
  1. Forre uma assadeira com papel manteiga untado e enfarinhado.
  2. Abra a massa em uma superfície enfarinhada, corte as rosquinhas.
  3. Deixe descansar por 30 minutos.
  4. Pincele cada uma com manteiga derretida e leve ao forno baixo por 15 minutos.
Para fritar
  1. Corte as rosquinhas no formato desejado e frite.
O glacê
  1. Misture todos os ingredientes em uma tigela.
  2. Banhe os donuts ainda quentes.
Observações
A massa pode ficar na geladeira por 3 dias.

O que eu andei fazendo quando não estava aqui

A extratificação de sabores para os leitores

Como comentei no Instagram e no Facebook, estou fazendo alguns extratos caseiros. Ia fazer alguns de baunilha e sortear entre os assinantes da nossa lista de email (formulário abaixo e na lateral do blog). Acontece que eu me empolguei e a Internetz me ensinou a fazer extrato "de um tudo": baunilha, hortelã, coco, chocolate, café, laranja, limão, limão siciliano, frutas vermelhas, canela, anis, amêndoas e avelã.

2015-09-20 23.06.52

Mas as garrafinhas precisam descansar uns 2 meses. A vodka e o outro "sabor" precisam se entender por no mínimo 8 semanas até irem morar juntos na casa de alguns queridos leitores. No total, acho que são 6 a 12 garrafinhas de cada sabor. Estou particularmente apaixonada pelo de avelã.

A consertização do blog

Tinha muita coisa fora do padrão aqui. Se você encontrar erros aqui no blog, mande um email para [email protected] ou use nosso formulário de contato.

A ebookização é uma realidade

O ebook vai sair gente. E vai ser gratuito. Lançamento mundial no dia 01 de outubro. Quem assina o blog por email vai receber na tranquilidade da sua caixa de entrada.

A kitchenaidização da sua cozinha

É fato agora. O sorteio da sua KitchenAid vai ser no fim do ano. É meu presente de natal. E como não consegui patrocínio, vocês vão ver alguns anúncios a mais aqui no blog. Mas nada que atrapalhe a leitura do conteúdo. E sempre que houver a possibilidade de eu receber comissão a partir de um link, vou avisar antes. 🙂

Todo mundo atualizado? Ok, voltemos para as nossas cozinhas! O sorvete da receita de amanhã me espera...

32 COMENTÁRIOS

    • Sim e não. Sim, porque forma a casquinha do "banho" no glacê. E não porque não fica tão crocante QUANTO o frito, mas o sabor da massa é o mesmo, Poliana.

  1. Ai Meu Deus! Acho que vou ter que interromper a produção dos cupcakes que estou fazendo para celebrar a primavera e partir pros donuts!!!
    A receita de sorvete vai na icecream maker? Estou procurando tanto boas receitas pra usar a minha mais nova aquisição, já testei várias e só uma agradou a "clientela"aqui de casa, rsrs, que foi a de caramelo salgado.
    Beijo grande.
    PS: A encomenda chegou?

    • Sei como é isso. Fiquei traumatizada com o sorvete de creme que desencadeou minha vesícula também!
      Não como fritura todo dia, mas de vez em quando não dá pra resistir...

  2. Eu gostaria de dar uma dica que aprendi em um curso, que podemos bater massas na batedeira que ela faz esse trabalho de levedar, com a raquete, massas como pães a base de leite, esfihas. Esses dias vi na TV uma esfiha tipo Habbi's que a moca fez na batedeira.

    • Já fiz cookies e pães na batedeira, mas nunca outro tipo de massa. Vou testar essa dica na próxima vez que tiver que sovar algo, Renata!

  3. eu adoro teu blog,me sinto como estivesse conversando contigo no sofá da minha casa!eu já avia feito pra nos os donuts aqui em,so que fiz a massa frita vou tentar fazer esta,não sou muito fã da fritura!bjus depois te falo se aprovei e se deu certo né...hahhahahhah

    • Junia, deixo mais ou menos 1 cm, mas pode ser até 1,5 ou 2, depende do tamanho que você vai querer os donuts.

  4. Primeira vez aqui e tive que comentar ! Amei tudo !! Você explica de um jeito que parece ser fácil de fazer ! Muito obrigada por compartilhar essa receita, há tempos quero fazer essa delicia mas não tinha coragem. Beijos, sucesso !!!

  5. Vou ser bem sincera... amei esse blog pelo fato de tudo ser gostoso, mas gente, elas só merecem elogios...
    Pela atenção que nos dá, pelo carinho e vcs respondem mesmo as dúvidas...
    *desculpem, mas é pelo fato de q normalmente muitos outra não respondem...

    • Rosana, a equipe sou só eu kkkkk. Obrigada pelo carinho.
      Eu também canso de comentar nos outros sites e blogs com dúvidas e nunca respondem, daí jurei que nunca iria fazer o mesmo.
      O bacana é que já fiz muita amizade fofa nestes 4 anos de blog 🙂

  6. Angel adorei o seu blog, eu tenho feito Donuts e já estou vendendo, mas sempre acho que a massa não fica fofinha, vou testar essa gostaria de saber se posso substituir o mel por açúcar?

  7. Olá, receita maravilhosa parabéns. Mas tenho dúvidas sobre congelar.. congela ele já frito? Quanto tempo deixa descogelando? E o que faz depois de descongelados, frita mais uma vez ou da uma pré assada ou só consome? Rs

    • Luana, congela os donuts já fritos. Deixa eles em temperatura ambiente, fora da geladeira/freezer, até que fique completamente descongelado. Se quiser pode até dar uma esquentada no forno.
      Nesse caso, não congele com a cobertura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here